Clube de Observadores de Aves realiza primeira atividade em Cubatão neste domingo (3)

Notícias

Clube de Observadores de Aves realiza primeira atividade em Cubatão neste domingo (3)

Se você nunca ouviu falar em birdwatching, pode ir se acostumando. A palavra é a versão em inglês para observação de aves, atividade que ganha cada vez mais adeptos no mundo e não podia ser diferente em Cubatão. A partir do mês que vem começam as atividades do COA (Clube de Observadores de Aves de Cubatão), com o propósito de atrair não apenas os olhares dos admiradores de aves, mas também com o intuito de fomentar a prática na cidade.

O primeiro encontro será em 3 de setembro, das 7 às 10 horas, com concentração na Estação das Artes (Av. Nove de Abri, nº 2800 – Vila Nova).  Dali, o grupo parte para uma minitrilha no manguezal, com duração de aproximadamente três horas. Os praticantes terão a oportunidade de avistar diversas espécies de aves, interagir com a natureza, aprender sobre os hábitos das espécies e tirar dúvidas. Para se inscrever, é necessário fazer contato pelo telefone (13) 99204-9087. Mais informações pela rede social Instagram do COA (www.instagram.com/coa.cubatao).

A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Cubatão, é da educadora ambiental Luciana Cruz, especialista em conduzir observadores que chegam para contemplar a biodiversidade local e falar sobre boas práticas para manter um ambiente adequado para os pássaros em meio ao avanço das cidades.

Para Luciana, fundadora do COA, Cubatão é um celeiro para o birdwatching, principalmente em função do manguezal. “Nosso propósito é atrair novos admiradores para a observação de aves residentes no município e difundir ainda mais essa prática que visa dar oportunidade de contemplar lindas aves como guarás-vermelhos, socós, colhereiros, garças, martins-pescadores, tucanos, tangarás-dançarinos, tiribas, entre outros”, destaca.

Para o secretário de Turismo, Fabrício Lopes, esse é um segmento que tem muito a contribuir para o desenvolvimento turístico da cidade e ajuda mais uma vez a desmistificar a imagem do passado, consolidando Cubatão como um verdadeiro Vale da Vida. “Estamos diante de uma das atividades que mais cresce nos últimos anos e aqui tem um simbolismo especial, pois além de estarmos imersos na Mata Atlântica e no Manguezal, isso é um testemunho vivo de continuamos a ser um exemplo mundial de recuperação ambiental”, ressalta Lopes.

Por: Secom Cubatão
Foto: Julimar Gomes (Arquivo/cedida pelo artista)

Compartilhe

Talvez isso lhe interesse...

Siga-nos nas redes sociais